domingo, 6 de janeiro de 2013

Cidade > História



A história de Guapé se divide em duas partes: antes e depois das Águas de Furnas, que inundou a cidade na década de 60 para construção da Usina Hidrelétrica. Os primeiros registros do arraial são de 1759. Em 1825 o fazendeiro José Bernardes Ferreira Lara construiu a capela em homenagem a São Francisco de Assis. Segundo conta a história, foi um pagamento de promessa feito por Dona Esméria Angélica da Pureza, esposa do Capitão José Bernardes Ferreira Lara à São Francisco de Assis. O fazendeiro doou terras para o patrimônio da Capela, juntamente com Felisberto Martins Arruda e Cândida Soares do Rosário. A paróquia foi criada em 9 de Maio de 1856. O distrito de São Francisco de Aguapé foi criado em 28 de maio de 1856 pertencente a comarca de Dores de Boa Esperança.

No dia 7 de setembro de 1923, o então governador de Minas Gerais Raul Soares de Moura assinou a Lei nº 843 que desmembra o distrito de São Francisco do Rio Grande do município de Dores da Boa Esperança. Então emancipa passou se chamar Guapé. Na língua indígena Guapé significa uma planta aquática conhecida também como "Caminhos nas águas" que recobre a superfície dos lagos e rios com suas folhas, formando uma espécie de tapete verde. Nesta mesma ocasião Raul Soares também decreta a Lei em que os distritos de Capitólio e Araúna seriam incorporados ao município de Guapé, antes eles dependiam de Piumhi.

No dia 3 de Fevereiro de 1.924 é fundado o município de Guapé.

A construção da represa de Furnas, para instalação da Usina Hidrelétrica de Furnas provocou a inundação de boa parte do município. A Usina foi idealizada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek no fim dos anos 50 (criada em 1957 com fechamento das comportas em 9 de Janeiro de 1963),.

Com o fechamento das comportas as águas subiram rapidamente e no dia 19 de janeiro de 1963, as águas atingiram as partes baixas de Guapé. Em março de 1965, o lago de 1.440 km² estava completo e inundou 206 km² do município.

A nova cidade foi construída próxima à antiga, em um local mais alto, as margens do lago.O município, situado entre os rios Grande e Sapucaí.
                 

                                                          GUAPÉ - 19 de Janeiro 1963

                                                                                                  fonte: correio da manhã





 GUAPÉ - 2016



0 comentários:

Postar um comentário