quarta-feira, 3 de abril de 2013

Secretaria Municipal de Saúde inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe


A Prefeitura Municipal de Guapé, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando no período de 15 a 26 de abril de 2013, a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe. O dia central de vacinação, também chamado “Dia D”, será no sábado, 20 de abril.

De acordo com o coordenador da vigilância em saúde, Keiler Faria Assis é importante ressaltar que a gripe constitui-se em uma das grandes preocupações das autoridades sanitárias, devido ao seu impacto na mortalidade decorrente das suas variações; “Ela é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o vírus direto à boca, aos olhos e ao nariz”, afirmou.

“A vacinação contra a gripe é muito importante, pois ela reduz a mortalidade, as complicações e as internações hospitalares decorrentes das infecções pelo vírus. Para tanto nossas equipes estarão trabalhando, sem poupar esforços, nas áreas rurais e urbanas, para conseguirmos atingir uma boa cobertura vacinal dos grupos prioritários e garantir a saúde de nossa população”, concluiu Keiler.

Para o ano de 2013, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 218 crianças que tenham entre 6 meses a menor de 02 anos; 145 Trabalhadores da Saúde; 109 Gestantes; 18 Mulheres com até 45 dias pós-parto; 1750 Idosos; 15 pessoas privadas de liberdade e cerca de 500 pessoas portadoras de doenças crônicas em todo município. Abaixo a programação dos dias de vacinação nas comunidades rurais: 

DATA
LOCAL
HORÀRIO
15/04/2013
Araúna
Biboca
A partir de 08 horas
16/04/2013
Areias
Monteiros
Cava
Felix João
São José
Bem-te-vi
Faz. Brasília
Faz. Ponte Grande 
Faz. Panorama
Faz. Brasil
A partir de 08 horas
17/04/2013
Paineiras
Santa Bárbara
Vargem
Pereiras
A partir de 08 horas
18/04/2013
Ponte Funda
Mata
Capoeirinha
Campestre
Fazenda Santa Augusta
Pena Branca
Dito Valentino
A partir de 08 horas
19/04/2013
Córrego do Caixão
Alazão
São Judas
Faz. Maquina
Alfredinho
Barreirinho (Igreja) 
A partir de 08 horas
Dia 20/04/2013
Dia “D” da Vacinação
De 08 às 17 horas nas Salas de Vacinação
22/04/2013
Aguiar
Boa Vista
A partir de 08 horas



A vacina estará disponível na sala de vacinação
De 15 a 26 de abril de 2013




 Neste ano, o Ministério da Saúde definiu como grupos prioritários para a vacinação os seguintes:
  • Crianças de seis meses a menores de dois anos;
  • Gestantes: deverão receber a vacina influenza todas as gestantes em qualquer idade gestacional. A vacinação de gestantes contra a influenza é segura em qualquer idade gestacional.
  • Puérperas: mulheres no período até 45 dias após o parto, serão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar qualquer documento, durante o período de vacinação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).
  • Trabalhador de Saúde: eleito para vacinação é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento desses.
  • Povos indígenas: a vacinação será indiscriminada para a toda população indígena, a partir dos seis meses de idade.
  • Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina Influenza.
  • População privada de liberdade: o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Justiça;
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas): a vacinação contra influenza tem contribuído na redução das complicações e da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas e outras condições especiais deverão ser incluídas na campanha de vacinação de 2013. A vacinação deste grupo passa a ser realizada em todos os postos de vacinação e não apenas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

0 comentários:

Postar um comentário