segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sistema de monitoramento aquático do Inpe será instalado em Guapé


Através de financiamento do Ministério da Pesca, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) desenvolveu um sistema para o monitoramento aquático que vai fornecer dados em tempo real para que criadores de peixe possam melhorar a produção e diminuir o impacto ambiental. E esse primeiro transmissor será instalado na represa de Furnas, em Guapé. Tal noticia foi divulgada no último domingo (30/06) no portal de notícias globo.com.
 
Antes mesmo deste projeto do INPE, a Prefeitura de Guapé já havia criado uma lei autorizando a criação do Programa Municipal de Desenvolvimento da Aquicultura Familiar, que busca promover ações de apoio e incentivo a atividade da piscicultura, visando aumentar a produção e agregar renda às famílias rurais mediante a projetos específicos, os quais estão sendo pleiteados junto aos Governos Federal e Estadual.

A escolha de Guapé, como cidade para receber esse sistema de monitoramento, e a divulgação da notícia em âmbito nacional, vem para confirmar o potencial do município para o setor de piscicultura. Abaixo a matéria na integra, publicada no site de notícias, globo.com:

Sistema de monitoramento aquático do Inpe auxilia na criação de peixes

Transmissor ficará em represa e enviará dados para um satélite. Informações serão coletadas pela Embrapa e pelo Ministério da Pesca.

Um sistema para o monitoramento aquático, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e financiado pelo Ministério da Pesca, vai fornecer dados em tempo real para que criadores de peixe possam melhorar a produção e diminuir o impacto ambiental. O primeiro transmissor será instalado na represa de Furnas, em Guapé (MG).

O transmissor fica dentro de uma gaiola flutuante, de alumínio, e envia dados para um satélite. Estes parâmetros são disponibilizados em um sistema, monitorado pela Embrapa. O equipamento foi desenvolvido em São José dos Campos e custou cerca de R$ 200 mil. "Ele vai medir, a cada dez minutos, a temperatura, o oxigênio dissolvido, a acidez. Isso vai melhorar a produção e o produtor vai saber agir da forma mais adequada", diz Fernanda Sampaio, da Embrapa.

O Sistema de Monitoramento Aquático (Sima) foi desenvolvido no começo da década de 1990 pelos pesquisadores do Inpe. Ao longo dos anos vem sendo usado em projetos de pesquisa em reservatórios. Seis flutuadores para uso específico no sistema de monitoramento da aquicultura em Furnas estão em fase final de desenvolvimento. "Os parametros que ele mede garantem que o investidor não vai perder dinheiro, ele vai colher muito peixe e isso é fundamental para a economia", diz o ministro da pesca, Marcelo Crivella.

Uma parte dos reservatórios das hidrelétricas do país está sendo destinada ao estabelecimento de parques aquícolas, para aumentar a produção do pescado nacional. A operação do equipamento será na represa de Furnas, em Guapé (MG). "O projeto vai monitorar as águas da União, em principio, e depois, quando a gente conseguir popularizar o preço, em águas privadas", diz Crivella.
(Fonte: globo.com)

0 comentários:

Postar um comentário