terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Secretaria de Saúde apresenta relatório de vigilância da qualidade da água para o consumo humano em Guapé


A vigilância da qualidade da água para o consumo humano é um dos programas contidos na Vigilância Ambiental, dentro da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde. O programa tem como objetivo a vigilância contínua da qualidade da água para o consumo humano segundo os padrões de potabilidade definidos na Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde.

O monitoramento é feito por meio do cadastro e do acompanhamento mensal dos Sistemas de Abastecimento de Água – SAA no SAAE e nas Soluções Alternativas Coletivas – SAC, onde não existe tratamento. O acompanhamento é feito através das análises bacteriológicas, onde são coletas amostras nas estações de tratamento e em pontos estratégicos da cidade e nas comunidades rurais de Santo Antônio, Aparecida do Sul e São Judas (comunidades onde existe tratamento).

Nas Soluções Alternativas Coletivas já estão cadastradas no Sistema as Comunidades de Pontal, Penas, Capoeirinha e Araúna. O número de amostras mensais coletadas varia entre 6 a 9. Isto conforme disponibilidade e liberação das bolsas pela Fundação Ezequiel Dias – Funed.

A coleta e a digitação dos resultados no Siságua são feitas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, e as análises realizadas no laboratório de referência da Superintendência Regional de Saúde de Passos. No ano de 2013 foram realizadas um total de 66 análises bacteriológicas nos Sistemas de Abastecimento – SAA e 03 amostras nas Soluções Alternativas Coletivas.

Outra ação realizada pela Vigilância Ambiental é o acompanhamento e digitação mensal no Siságua das análises obrigatórias realizadas pelo Sistema de Abastecimento – SAAE conforme preconiza a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde que define os critérios de Potabilidade da Água para o Consumo Humano e as responsabilidades de cada ente.

O coordenador da vigilância em saúde, Keiler Faria Assis, falou sobre as ações de vigilância da qualidade da água para este ano, “Para o ano de 2014, precisamos estender o Cadastro e Acompanhamento em todas as demais Soluções Alternativas Coletivas para que possamos de forma efetiva monitorar toda a rede de abastecimento de água de Guapé e adotar às medidas necessárias para que a população receba uma água de qualidade” ressaltou.

0 comentários:

Postar um comentário