sexta-feira, 24 de outubro de 2014

2ª Caminhada de Prevenção do Câncer de Mama


A Prefeitura Municipal de Guapé, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta última sexta-feira (24/10), a 2ª Caminhada de Prevenção do Câncer de Mama, como parte das ações da campanha Outubro Rosa.

Centenas de pessoas participaram do evento, entre elas funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, integrantes do Grupo Vida Ativa e alunos das escolas do município. As atividades começaram antes mesmo da caminhada, com um alongamento para os participantes.
 
A caminhada que teve inicio na frente da Prefeitura Municipal de Guapé, passou pela Avenida Brasil, com chegada na Praça Monsenhor João Oenning. Com o término da caminhada, pessoas de todas as idades, puderam receber orientações de saúde, aferição de pressão e glicemia, medidas antropométricas (IMC, pesos e outras) dos profissionais públicos de saúde, além de demonstrações de como fazer o autoexame.

Importância do diagnóstico precoce

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

Se o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.

A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.

 








 

0 comentários:

Postar um comentário