quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Arsae dá dicas para reduzir o consumo e evitar o desperdício de água

 

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) preparou uma Cartilha Ilustrada com dicas sobre como economizar água, com ações simples, que podem ser executadas no dia a dia de cada cidadão. A crise hídrica mostra como precisamos mudar os nossos hábitos em relação ao consumo para evitar a falta de água.
 
Confira as dicas:
 
Reutilize água - A água do último enxágue da máquina de lavar e da chuva podem ser usadas para lavar o quintal, regar plantas e até para dar a descarga nos banheiros. Use a máquina de lavar sempre com a capacidade total.
 
No tanque - Feche a torneira enquanto ensaboa a roupa e aproveite a água do enxágue para lavar panos de chão, para dar descarga, etc.
 
Limpeza da calçada/pátio - Use vassoura, e não a mangueira. Em 15 minutos, são perdidos cerca de 280 litros de água.
 
Conserte vazamentos – Uma torneira que pinga a cada cinco segundos libera, ao final de um dia, mais de 20 litros de água.
 
Lavando a louça - Limpe bem os restos de comida de pratos e panelas antes de lavá-los. Jogue-os no lixo, nunca no ralo da pia. Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Abra só na hora de enxaguar. Se você tem uma lava-louças, use-a somente quando estiver na capacidade total.
 
Deixe as panelas de molho - Principalmente aquelas sujas de molho, fritura ou com muita gordura. Fazendo isso, você se esforça menos e ainda economiza água na hora de lavá-las.

Lavando frutas e verduras - Não lave embaixo da torneira. Prefira uma bacia e use uma escova vegetal para remover as sujeiras.

Descongelando alimentos - Não use água da torneira para descongelar alimentos. Descongele na geladeira um dia antes.

Torneiras - Use torneiras com arejador, um dispositivo barato e fácil de instalar que aumenta o volume da água com bolhas de ar e tem menos vazão. Reduz o consumo em até 30%. Tente abrir a torneira apenas o suficiente para evitar desperdício.

Chuveiros - Feche a torneira enquanto estiver se ensaboando. E ao diminuir o tempo no banho de 15 para 5 minutos, a economia pode ser de até 96 litros.

Escovando os dentes - Feche a torneira enquanto escova os dentes e abra só para enxaguar.

Vaso sanitário - Não aperte a descarga mais tempo do que o necessário. Cada acionamento de seis segundos gasta de 10 a 14 litros. Não jogue papel no vaso, será preciso mais uma descarga para o lixo ir embora. Ao construir ou reformar o banheiro, instale vaso sanitário com caixa acoplada com duplo acionamento. Numa casa com três pessoas a economia é, em média, de 36 litros de água por dia.

Ao molhar as plantas - Use um regador ao invés da mangueira. Regue das 6h às 8h ou após as 17h para reduzir a evaporação.

Na piscina - Ao manter a piscina coberta, você economiza até 90%, evitando a perda de água por evaporação e pela ação do vento. Evite drenar a água da piscina, o que exigirá consumo de água. Priorize a filtragem.

Ao lavar o carro - Troque a mangueira pelo balde. A economia pode chegar a 520 litros. Outra opção é usar a lavagem a seco. Já existem empresas especializadas nesse tipo de limpeza. Apesar de custar um pouco mais caro, gera uma enorme economia de água.

Não deixe as crianças brincarem com água - Apesar de divertida, a brincadeira pode passar a ideia de que a água é um recurso infinito. Ensine as crianças que a água é um bem precioso e finito.

Mangueira - evite sua utilização. Caso não seja possível, instale bico com gatilho.


Clique para ampliar

Fonte: Agência Minas

1 comentários: