segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Secretaria Municipal de Saúde passa orientações sobre Doenças de Chagas


A Secretaria Municipal de Saúde de Guapé através do Departamento de Vigilância em Saúde, está orientando a população sobre os riscos e como prevenir a Doença de Chagas. A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi  que é transmitido pelas fezes ou picada do barbeiro. Entretanto, nem todo barbeiro esta infectado com o parasita de doenças de chagas.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância em Saúde Maria Áurea Melo, Guapé está bem amparado no que se diz respeito ao combate a Doença de Chagas, "Em nosso Município, contamos com 14 pontos de apoio de recebimento de barbeiro, para que assim tenhamos agilidade e condição de monitorarmos toda a cidade".

Os agentes de endemias fazem diariamente o trabalho de pesquisa e cadastro por localidades em todo o Município e se encontrado o barbeiro os Agentes de Endemias e Zoonoses fazem uma visita no local e realizam as ações que forem necessárias (borrifação com o inseticida específico “Alfacipermitrina”), orientações para eliminar os locais que podem servir de esconderijo para o barbeiro (galinheiros, acúmulo de madeiras e entulhos, porões, etc).

É muito importante que os cidadãos recebam os agentes de endemias em suas casas, para se concluir todas as ações citadas acima. Outro aspecto importante para se ressaltar, é que só pode realizar estas ações (borrifação), nos locais que forem encontrados o barbeiro.

Os registros de ações do combate do Barbeiro no município acontece desde 1970 até os dias atuais. Antes este trabalho que era realizado pelo Estado, através da (SUCAN/FUNASA), atualmente é de responsabilidade do município, sendo executado pela equipe de Vigilância Ambiental (Endemias e Zoonoses).


Abaixo noções básicas sobre 

a Doença de Chagas: 






0 comentários:

Postar um comentário