quarta-feira, 4 de março de 2015

CRAS completa 10 anos em Guapé



Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Guapé comemorou na última semana 10 anos. E pra comemorar essa data importante, a Secretaria de Assistência Social juntamente com o próprio CRAS realizou diversas atividades, homenageando as pessoas que fazem parte direta e indiretamente do CRAS.

O CRAS é o local onde são ofertados serviços de fortalecimento de vinculo e atividades para toda a família, destinados aos usuários da assistência social, ou seja, à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da privação ou fragilização de vínculos afetivos, os serviços e atividades visam prevenir as situações de risco, reforçar o principal papel da família como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos familiares e comunitários.

Ações do CRAS

As ações de proteção social básica, desenvolvidas nos CRAS e em suas áreas de abrangências, compreendem:
 Cadastro Único: Registro de informações que serve como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios, tais como: Programa Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, Tarifa Social - Energia Elétrica, Carteira do Idoso - Transporte Interestadual.

Atendimento Familiar: Acolhida/recepção das famílias, entrevistas e estudo social; visitas domiciliares; orientação e concessão de benefícios eventuais; busca ativa das famílias prioritárias; encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Acompanhamento Familiar: Acompanhamento das famílias prioritárias - famílias em situação de extrema pobreza, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, famílias com membros beneficiários do BPC, entre outras.

Oficinas com Famílias: Realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, tem por intuito suscitar reflexão sobre um tema de interesse das famílias.

Ações Comunitárias: Ações de caráter coletivo como palestras, campanhas e eventos comunitários, voltadas para a dinamização das relações no território. Com objetivo de promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade; fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária.

Grupos de Convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas.



0 comentários:

Postar um comentário