quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Caminhão de Mamografia em Guapé realiza mais de 1000 exames


O trabalho de prevenção ao câncer de mama, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Guapé desde 2013, vem se consolidando através de diversas ações e pela segunda vez em menos de 3 anos, o município recebe a Unidade Móvel de Mamografia do Governo Estadual, parte do Programa de Combate ao Câncer de Mama de Minas Gerais.

Entre os dias 5 e 19 de agosto, mulheres guapeenses entre 50 a 69 anos, foram atendidas em um caminhão equipado com sala para consulta e aparelhos para exames de ultrassonografia mamária e mamografia. Centenas de mulheres em Guapé, que não tinham acesso a consultas e exames nessa área, foram beneficiadas com esta ação, que realizou 1020 mamografias.

A Secretaria Municipal de Saúde Sandra Elza Rodrigues ressaltou a importância de ações como esta para o município; “O Câncer de Mama é o que mais afeta as mulheres e quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de cura. Portanto para nossa comunidade é de grande importância a realização do exame para prevenção e garantir que seja realizado em nossa cidade possibilita o acesso e facilita para as equipes de saúde na prevenção e promoção da Saúde da Mulher”.

O que é Câncer de mama?

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.

O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 - ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença.

No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.







0 comentários:

Postar um comentário