quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Jornada do Patrimônio Cultural resgata história de Guapé


A Prefeitura Municipal de Guapé através da Coordenação de Cultura e Patrimônio Histórico está participando da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. O projeto disponibilizará vários eventos culturais gratuitamente para a população guapeense, resgatando a história do município e já está com a programação definida.

O projeto será iniciado com uma palestra seguida de debate (2h/atividades), no dia 17/08 na Câmara Municipal, para trabalhar a identidade cultural do município, os conceitos de cultura e patrimônio cultural, as ações de cuidados com o patrimônio, informação e participação da comunidade, a atuação do conselho de patrimônio cultural e histórico, as formas de proteção (inventário, tombamento e registro), os órgãos responsáveis. O público alvo é grupo da terceira idade, vereadores, conselheiros do patrimônio e a comunidade em geral.

O segundo passo do projeto será a apresentação da banda local que conta com a participação de jovens, crianças e adultos da própria comunidade. Dentre as atrações da banda Maestro João Novato estarão as músicas tradicionais. A apresentação acontecerá dia 22/08 na Praça Dr. Passos Maia a partir das 10 horas.

Na sequência do projeto, a Coordenação de Cultura e Patrimônio Histórico promoverá uma Exposição de fotos antigas de Guapé. A ideia é expor aos moradores locais e visitantes a história e arquitetura, vistas da cidade antiga e sua inundação e o carnaval antigo, extinto, que contava com dois grupos: Boka LoKa e Turma da Lazinha. O intuito da exposição é conscientizar, relembrar, resgatar a memória e valorizar o passado da cidade, demonstrando suas riquezas culturais tangíveis e intangíveis, através de acervos fotográficos. A Exposição de fotos antigas de Guapé acontecerá no Clube dos Operários (Antiga Creche Municipal), entre os dias 01 a 05 de setembro, das 9 às 16 horas.

E por fim, uma apresentação cultural “Contação de histórias” encerrará o projeto. A contadora Giselda Goulart se reunirá com as crianças para contar histórias relacionadas com o passado do município, narrando sua inundação, os causos mais importantes na memória do povo, a construção da nova cidade, dentre outros fatos importantes como os bens patrimoniais arquitetônicos que foram resguardados e os que ficaram como os casarões da rua 3 de fevereiro e o bangalô. A apresentação acontecerá dia 19 de setembro, no Espaço Cultura Casarão, localizado na Rua 3 de fevereiro, nº 166, a partir das 8 horas.

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG e tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais em torno do objetivo de estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.





0 comentários:

Postar um comentário