quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Preocupação em todo país, combate ao Aedes é intensificado em Guapé



O Ministério da Saúde decretou estado de emergência em Saúde Pública de importância Nacional, devido à alteração do padrão de ocorrência de microcefalias no Brasil, lançando um plano de trabalho que tem como objetivo reduzir o índice de infestação por Aedes Aegypti para menos que 1% em todos os municípios brasileiros. Instituindo como metas para todos os municípios a realização da visita do agente de saúde e agente de endemias em 100% dos imóveis de acordo com cronograma fixado.

Para tanto o Ministério da Saúde publicou a portaria 2121/2015 que altera o Anexo I da Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, para reforçar as ações voltadas ao controle e redução dos riscos em saúde pelas Equipes de Atenção Básica, e especificando as ações práticas que deverão ser realizadas pelas Equipes de Saúde da Família, dentro do controle da Dengue, Chicungunya e Zika Vírus.

Guapé intensifica combate à dengue

Diante da situação emergencial que se encontra todo o país, Guapé não poderia deixar de se organizar e se engajar nessa causa de combate ao Aedes. Assim, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, de primeiro momento, elaboraram um Plano de Ação a ser executado no período de 06 meses, o qual contempla diversas ações de vigilância, promoção de saúde e assistência aos possíveis casos.

No segundo momento foi criada uma Sala de Situação e Controle dos trabalhos de combate ao vetor. A referida sala é composta por diversos seguimentos e setores, objetivando maior intersetorialidade, e visando alcançar maior resolutividade na execução dos trabalhos. Para estruturação da sala foram convidados a participar: Gabinete do Prefeito, Secretaria de Obras, Secretaria de Educação, CODEMA, Conselho Municipal de Saúde, Departamento de Comunicação, Ministério Público, Câmara Municipal e os técnicos, coordenadores e gestor da Secretaria Municipal de Saúde. As reuniões de discussão, avaliação de resultados e organização dos trabalhos são realizadas semanalmente, buscando maior agilidade na tomada de decisões.

Para a efetivação do trabalho de combate ao Aedes, foram capacitados todos os Agentes Comunitários de Saúde, para que efetivamente pudessem desempenhar as ações de manejo ambiental e eliminação de focos. A partir dessa premissa, todas as equipes já estão em campo realizando visitas em todos os imóveis existentes na área urbana e aglomerados urbanos, para assim podermos cumprir 100% de cobertura. Vale ressaltar que consideram-se imóveis, todas as residências habitadas ou não, lotes baldios, estabelecimentos comerciais, prédios e unidades públicas.

Cumpre esclarecer, que até a data de 10/02/2016 foram realizadas 2.540 visitas, destas 626 imóveis encontravam-se fechados (24,6%), havendo sido efetivamente trabalhados 1.914 imóveis, ou seja, 35% do total dos 5.458 imóveis existentes.

É importante frisar a situação atual no cenário mineiro e nacional dos casos prováveis de Dengue, Chicungunya e Zika Vírus. Em 2016, Minas Gerais registrou (até o dia 05/02) 47.261 casos prováveis de dengue e 2 óbitos. Em relação à Febre Chikungunya, 203 casos foram notificados neste ano: 113 desses já foram descartados e 90 seguem em investigação. Ainda não existem casos autóctones (com transmissão dentro do estado) confirmados da doença em Minas Gerais. Já em relação ao Zika Vírus, todos os 44 casos notificados em 2016 seguem sob investigação. (Fonte: SES/MG).

Preocupação nacional

Já em nível nacional o Ministério da Saúde e os estados investigam 3.852 casos suspeitos de microcefalia em todo o país. O novo boletim divulgado nesta sexta-feira (12) aponta, também, que 462 casos já tiveram confirmação de microcefalia e/ou outras alterações do sistema nervoso central, sendo que 41 com relação ao vírus Zika. Nesta semana foram confirmados 24 novos casos, na comparação com a semana anterior.

Outros 765 casos notificados foram descartados por apresentarem exames normais, ou apresentarem microcefalias e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infeciosas. Ao todo, 5.079 casos suspeitos de microcefalia foram registrados desde o início das investigações em 22 de outubro de 2015 até 6 de fevereiro de 2016. Deste total, 62,5% dos casos (3.174) foram notificados em 2015 e 37,5% (1.905) no ano de 2016. (Fonte Ministério da Saúde).

Mobilização municipal

Diante de todo o contexto apresentado, faz-se necessário e urgente que toda a população se una e se mobilizem no combate ao mosquito. Ressaltamos que sem o apoio de todos não conseguiremos manter nossa cidade livre da doença. Em Guapé sabemos que 80% dos focos e criadouros do mosquito, estão localizados nas residências habitas e em lixo reciclável, assim pedimos que façam semanalmente uma inspeção e eliminação de qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro para o Aedes.

Pedimos ainda, que recebam bem nossos agentes para que eles possam fazer o seu trabalho de forma eficiente. Informamos que nesse momento emergencial é necessário que eles façam inspeção dentro e fora de todos os imóveis, sendo assim reforçamos, mais uma vez, que facilitem a sua entrada.

0 comentários:

Postar um comentário