quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Nota n.º 02/2017 – FEBRE AMARELA

                                                     Nota n.º 02/2017 – FEBRE AMARELA
          A Secretaria Municipal de Saúde de Guapé, por meio da Vigilância em Saúde, comunicar a toda população que tendo em vista a Nota Técnica n.º05/2017 da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais,  que estabelece as CATEGORIAS PARA VACINAÇÃO CONFORME SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ENCONTRADA, e, de acordo com o risco epidemiológico de cada região, bem como o momento atual do surto, as situações especiais para vacinação foram categorizadas da seguinte maneira:


CATEGORIA 01

CATEGORIA 02
(SITUAÇÃO DE GUAPE)


CATEGORIA 03

MUNICÍPIOS QUE NÃO POSSUEM RUMOR DE EPIZOOTIAS, NÃO POSSUEM CASOS HUMANOS E NÃO SÃO LIMÍTROFES COM REGIÕES QUE POSSUEM CASOS HUMANOS


MUNICÍPIOS COM RUMOR OU EPIZOOTIAS EM INVESTIGAÇÃO E MUNICÍPIOS QUE SÃO LIMÍTROFES A REGIÕES COM CASOS HUMANOS E EPIZOOTIAS CONFIRMADAS


MUNICÍPIOS COM CASOS/ÓBITOS HUMANOS OU EPIZOOTIAS CONFIRMADAS PARA FEBRE AMARELA.

            Diante da situação acima, padronizada pela SES/MG, o município de Guapé enquadrou-se na Categoria 2 e seguirá o seguinte esquema de imunização:

CATEGORIA 02:
·         A vacinação será INTENSIFICADA NA ROTINA, sendo que na zona rural, a vacinação deverá ser realizada casa a casa.

·         Avaliar a Caderneta de Vacinação e administrar as doses de acordo com a situação vacinal de cada pessoa. Considerar as seguintes recomendações:

- Uma dose aos 9 meses de idade;
- Um reforço aos 4 anos de idade.
- Crianças de 4 e menores de 5 anos não vacinadas devem receber duas doses da vacina, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Para as que já receberam uma dose administrar a dose de reforço, obedecendo ao intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

- Primeira dose a partir de 5 anos de idade: Uma dose de reforço após 10 anos;
- Recomenda-se apenas 2 doses ao longo da vida;
- Não é necessário antecipar o reforço a partir de 5 anos de idade.

·         Pessoas com 60 e mais:
- Que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: somente serão vacinadas com indicação médica e com o devido acompanhamento em relação aos efeitos adversos pós-vacinação ;
- Que já possuem uma dose de vacina: Receber um reforço, obedecendo ao intervalo de 10 anos;
- Que receberam 2 (duas) doses da vacina: Considerar vacinado.

·         Gestantes:
- A vacinação deverá ser analisada caso a caso, através de avaliação médica.

·         Os demais casos especiais (Nutrizes ou lactantes, imunodeprimidos dentre outros) deverão seguir orientação técnica dos profissionais de saúde.

Informamos que nossos profissionais de saúde já se encontram visitando casa a casa nas áreas rurais para conferir os cartões e regularizar a vacinação daqueles que não se encontram em dia.

Observação: É de extrema importância que ao procurar os serviços de vacinação, todos estejam com seus cartões de vacinação em mãos para que possamos certificar a situação vacinal e evitar a administração doses desnecessárias.

Dúvidas: Entre em contato no telefone 3856-1566 (Secretaria de Saúde).

Secretaria Municipal de Saúde de Guapé
Vigilância em Saúde 


0 comentários:

Postar um comentário