sexta-feira, 12 de abril de 2013

Guapeenses acolhem oficina musical oferecida por Prefeitura

A Escola Estadual Dona Agostinha Flor de Maria 
é uma das escolas beneficiadas com as aulas de canto

A Prefeitura Municipal de Guapé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, colocou a disposição das escolas, Apae e do Grupo Vida Ativa, um professor de música que está realizando oficinas musicais. A iniciativa da prefeitura foi acolhida por diretores das escolas e responsáveis dos projetos como muita satisfação e o resultado já é positivo.

O projeto para condução de uma oficina de música foi solicitado ao renomado Maestro e professor de música, Luis Henrique Lorenzetto Del Rey, que idealizou as oficinas musicais de acordo com o caráter sócio/educativa para as crianças da rede escolar e do Grupo Vida Ativa.

O maestro Del Rey, destacou a importância das aulas de música na sociedade; “Um bom projeto musical deve ter em seus objetivos o desenvolvimento do ser humano como um todo, resgatando suas potencialidades, e despertando o educando para o universo a sua volta, em termos de sensibilidade, e interação. A música se torna bastante poderosa como ferramenta para se atingir tais objetivos e também imprime um caráter bastante inerente de quem a pratica”.

“Pode-se dizer que são infinitas as colaborações da música para um ser, algumas podem ser listadas mais facilmente como disciplina, organização; coordenação motora; sensibilização emotiva; despertar dos sentidos visuais, auditivo e tátil; elevação da auto-estima; desinibição; melhoras da atividade respiratória e de fala; maior autocontrole e equilíbrio emotivo”, ressaltou Del Rey.

As oficinas musicais foram divididas em dois focos: o projeto Cantando na Escola e o projeto coral Vida Ativa. O primeiro tem como objetivos inserir a música como pratica habitual em crianças e adolescentes, através de aulas regulares, práticas musicais de percepção, coordenação motora, vivencia e apreciação musical. O direcionamento prático da atividade, ou seja, o objetivo que servirá de amostragem e será levado ao palco compreende a prática vocal, chamada de canto coral e que será trabalhada por tema previamente escolhido.

Já o segundo foco, o projeto Coral Vida Ativa, reúne os integrantes do Grupo Vida Ativa, sendo sua maioria pessoas da terceira idade. Cada aula envolverá práticas de relaxamento, aquecimento vocal, práticas rítmicas, exercícios vocais, técnicas de respiração e desenvolvimento das capacidades vocais dos cantores, dicção, timbre, afinação expressão vocal e corporal, e estudo do repertório de concerto. Além disso, o repertório de concerto em grupos de terceira idade procura resgatar músicas populares e tradicionais e que possam elevar a auto-estima dos integrantes, promovendo a alegria de cantar e os valores sociais e humanos.

O maestro Del Rey, ainda comentou sobre a receptividade do povo guapeense; “Realmente fui muito bem recebido em Guapé, por todos, desde as crianças e adolescentes até o pessoal da terceira idade. Sendo todos muito participativos nas aulas”. Além de maestro e professor de música, Luis Henrique Lorenzetto Del Rey, também é compositor, arranjador, instrumentista, cantor e responsável pela coordenação e execução de vários projetos na área musical em diversas cidades.

O projeto Vida Ativa também recebe oficinas musicais


Veja os horários e locais das aulas de canto que acontecem todas as quintas-feiras:

07h00 – Grupo Vida Ativa (Centro Pastoral)
08h00 – Escola Estadual Dona Agostinha Flor de Maria
08h50 – Escola Estadual Antônio Passos Silva
09h30 – Apae
10h40 – Escola Municipal Prefeito José Procópio de Oliveira
12h45 – Escola Municipal Prefeito José Procópio de Oliveira
13h50 – Escola Estadual Dona Agostinha Flor de Maria
15h00 – Escola Municipal da Fazenda Soledade (Volta Grande)
18h00 – Escola Estadual Dr. Lauro Corrêa do Amaral/Projovem (Centro Pastoral)

0 comentários:

Postar um comentário