quarta-feira, 28 de maio de 2014

Campanha de vacinação contra a febre aftosa


O Departamento Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio de Guapé está alertando os produtores rurais quanto a Campanha de vacinação contra a febre aftosa. É necessário o comparecimento ao escritório do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) para declarar a vacinação.

A vacinação é obrigatória para bovinos (bois, vacas) e bubalinos (búfalos). O produtor que não declarar a vacinação no IMA, estará sujeito a multa. O prazo para vacinação termina dia 30 de maio. O escritório do IMA em Guapé, está localizado na Casa do Produtor, Avenida Marginal, nº 35, Bairro Alto Sumaré, telefone: (35) 3856 - 1144.

Como declarar a vacinação

O produtor tem, obrigatoriamente, de declarar a vacinação no IMA apresentando a nota fiscal da compra da vacina e a "Carta Declaração de Vacinação" preenchida com o número de bovinos e bubalinos existentes e os vacinados, por idade e por sexo.

Cuidados

Na compra é preciso que a vacina seja conservada em caixa térmica com gelo suficiente para mantê-la refrigerada, ente 2º e 8ºC, até o momento da aplicação. Se a vacina esquentar perde seu valor de proteção. Na propriedade a vacina deve ser mantida em geladeira na mesma temperatura (2º a 8ºC) e aplicada o mais rápido possível. Além disso, é preciso:

• Limpar e desinfetar a seringa e ferver as agulhas antes da aplicação,
• Manter a vacina em caixa de isopor com gelo, à sombra e protegida da radiação solar direta,
• Manter a pistola dentro da caixa de isopor, quando não estiver em uso,
• Utilizar agulhas 15x18 para aplicar vacina oleosa (subcutânea) e agulha 20x18 para aplicar vacina oleosa (intramuscular),
• Agitar o frasco de vacina toda vez que for encher a seringa,
• Certificar-se de que o conteúdo da seringa contém a dose certa (5 ml) e que não existem bolhas de ar,
• Aplicar a vacina na tábua do pescoço pela via subcutânea (debaixo da pele) ou intramuscular (dentro do músculo) tendo o cuidado de manter a seringa na posição inclinada, quase em pé, com a agulha apontada para baixo,
• Anotar os animais vacinados por faixa etária e sexo, para comunicação ao IMA. 

Atenção: Os horários ideais para a aplicação são o início da manhã e o final da tarde.

0 comentários:

Postar um comentário