segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Secretaria Municipal de Saúde faz alerta sobre Varicela


A Varicela (Conhecida popularmente como catapora) é uma doença exantemáticas viral aguda e altamente contagiosa, caracterizada por lesões cutâneas polimorfas podendo ser acompanhada de febre moderadas e outros sintomas sistêmicos leves. A doença pode ocorrer durante todo o ano, com picos de incidência nos meses de agosto a dezembro. A imunidade é permanente e raramente acontece outro episódio.

A transmissão acontece por contato direto por gotículas e aerossóis da nasofaringe e/ou inalação de líquidos das vesículas. O período de incubação é de 14 a 16 dias, podendo variar de 10 a 20 dias após o contato. O diagnóstico é clinico - epidemiológico. O período de maior transmissibilidade ocorre num intervalo de um a dois dias antes do surgimento das vesículas e permanece enquanto estas estiverem presentes.

Considerando que a varicela é uma doença muito comum na infância e altamente transmissível, a Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre os cuidados com a higienização, principalmente as mãos (cortar as unhas), pois elas podem contaminar as lesões provocadas pela varicela e ainda, suspender as aulas (solicitando no seu PSF de referência o atestado médico).

"Caso a criança apresente sintomas semelhantes aos acima mencionados, favor procurar seu PSF de referência ou a Santa Casa para avaliação clínica", ressaltou a Coordenadora da Vigilância em Saúde de Guapé, Maria Áurea da Silva Melo.

0 comentários:

Postar um comentário