quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Guapé receberá no próximo fim de semana, a penúltima etapa classificatória do Festival Nacional da Canção


A praça Dr. Passos Maia em Guapé será palco do maior festival de sotaques. Músicos de 10 Estados diferentes irão se apresentar nesta penúltima etapa classificatória do FENAC. Durante o evento, é realizado também o 5º Festival Nacional da Cultura, que acontece simultaneamente.

O Maior Festival de música do Brasil cresceu. São 44 anos de muito sucesso e há 3 anos, Guapé vem fazendo parte dessa importante história da música brasileira, uma das maiores riquezas do nosso país. Nesta etapa, artistas irão defender 10 Estados do País: BA, CE, ES, MG, PE, PR, RS, SC e SP. Até o momento, 18 canções já garantiram vagas nas semifinais, que vão acontecer em Boa Esperança.

Em cada etapa classificatória, um festival de sotaques, ritmos e instrumentos diferentes. E são essas particularidades que levam a diferença nas apresentações. Cada um, defendendo seu diferencial. Um presente para o público que tem a oportunidade de participar de perto desses Momentos.

Ao todo, foram inscritas nesta edição do FENAC, cerca de 3 mil músicas, de 18 estados brasileiros como; AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PE, PR, RO, RJ, SC, SP, RS. Das 140 escolhidas, 41 são representantes de Minas Gerais. Os candidatos são de Contagem, Belo Horizonte, Boa Esperança, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Itabira, Janaúba, Montes Claros, Paracatu, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Três Pontas e Varginha.

E os mineiros prometem fazer bonito no palco. Neste fim de semana, entre os concorrentes do Estado que sobem ao palco estão “Rodrigo Borges”, sobrinho de Lô Borges, integrante do Clube da esquina. A música “Qualquer Palavra” será interpretada em parceria com o tio Telo Borges.

Outro destaque do FENAC que subirá ao palco de Guapé é o mineiro de Governador Valadares, Diorgem Júnior que no ano passado acumulou dois prêmios, o segundo lugar e a música mais comunicativa do Festival.

Os compositores e intérpretes representantes de Santa Catarina, Jack Moa e Ruy Vanti, que ficaram em terceiro lugar no FENAC no ano passado também serão destaques com duas músicas nesta etapa classificatória.

Todas as músicas classificadas passaram por rigoroso processo de avaliação. Uma das exigências do regulamento, é que elas fossem inéditas, em português e que não tivessem sido comercializadas. Os participantes vão disputar os prêmios de R$220 mil reais e o cobiçadíssimo troféu Lamartine Babo.

Os músicos selecionados foram divididos em grupos. A distribuição das apresentações foi feita pensando de forma que facilitasse para os participantes que residem nos estados mais distantes.

Neste ano o FENAC já passou por Extrema, no sul do estado e Formiga. Doze canções já garantiram participação nas semifinais. Os participantes da próxima classificatória são:




Lembrando que as apresentações serão na Praça Dr. Passos Maia. Uma comissão julgadora será formada por músicos, compositores, críticos musicais, escritores, artistas e jornalistas escolhidos pela comissão organizadora.

O Festival Nacional da Canção vem desde 1971 fazendo história e dando oportunidades a novos talentos da música brasileira. Este ano mais de 3 mil compositores de 24 estados diferentes enviaram músicas para participarem do FENAC. 
Quando o evento começou, muitos concorrentes foram censurados e tiveram suas músicas vetadas, hoje os candidatos podem expor suas ideias e protestos em letras e melodias que chamam a atenção do público. O FENAC é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Lei Rouanet.


5º Festival Nacional Da Cultura

Há 5 anos o Festival Nacional da Cultura oferece à população apresentações de arte circense, ópera, música popular, erudita, clássica, instrumental, dança e teatro. A programação é realizada durante todo o dia, nas cidades que recebem o FENAC, maior festival de música do Brasil. 
Uma forma carinhosa de levar mais cultura para as pessoas. Tudo é oferecido de graça. O Festival conquistou tanto os moradores que a programação entrou definitivamente para o calendário anual de eventos dos municípios.

Entre tantos artistas que já se apresentaram no festival, estão; a violinista Diana Mazza, que já fez diversas participações em novelas da Globo, a Família Tiso, com a pianista Maly Tiso, o saxofonista Alex Tiso e o violinista Matheus Tiso, além do maestro Cassiano Maçaneiro, espetáculos com o grupo Rasgacêro e o Artêro. 
Nas apresentações de Daca tivemos performances clássicas apresentadas pelo Ballet Luiz Henrique, contemporâneo pelo Grupo de Dança Marcílio Bastos e as teatrais do projeto “Leitura Adriana Galo Conta Histórias”.


0 comentários:

Postar um comentário