quinta-feira, 21 de agosto de 2014

APAE de Guapé realiza abertura da Semana do Excepcional


Na manhã desta quinta-feira (21/08) no Clube dos 70, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guapé realizou a abertura da Semana do Excepcional, que tem como tema em 2014: "Construindo uma história de igualdade, de oportunidade para todos! APAE Brasil: 60 anos fazendo inclusão".

O evento contou com apresentações do Coral regido pelo Maestro Del Rey, formado por alunos da APAE, através de projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social, além de outras apresentações dos alunos apaeanos.

Na abertura, estavam presentes representantes das secretarias e departamentos municipais, funcionários e pais da APAE de Guapé, além da população em geral.



60 anos da APAE

Em 2014 a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais completa 60 anos. A APAE é um movimento é uma grande rede constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.

A primeira iniciativa do grupo ocorreu no Rio de Janeiro em 1954, quando foi criada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), liderada por Beatrice Bemis, membro do corpo diplomático americano e mãe de uma criança com Síndrome de Down. Assim como ocorria com muitas famílias brasileiras, ela vivia o drama de não encontrar escolas para o filho.

O movimento, entre outros objetivos, busca garantir a escola especial como escola de fato e direito - por isso inclusiva, do ponto de vista do acolhimento à diversidade - e assegurar a parceria do poder público com as instituições filantrópicas regularmente constituídas, de modo a apoiar a profissionalização e a inclusão no mercado de trabalho dos jovens com deficiência intelectual e múltipla.

APAE em Guapé

Fundada em 27 de agosto de 1995, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guapé surgiu na intenção de facilitar a vida das pessoas especiais em Guapé. As crianças excepcionais da época, tinham aulas diariamente em Passos, saindo de Guapé as 5 horas e voltando as 14 horas. A rotina com o tempo foi desgastando os alunos, foi então que surgiu a ideia de trazer para Guapé a APAE.

Em uma reunião entre os pais dos alunos, começou a serem feitas todas as medidas necessárias e capacitação de professores. Com o apoio de APAE's da região, a APAE guapeense começou a dar seus primeiros passos. Durante vários períodos, a APAE de Guapé procurou sempre proporcionar atividades e ações diferentes para seus alunos, como a realização de Festas Juninas, eventos esportivos, diversas apresentações, aulas de capoeira, entre outras atividades.

Depois de quase 19 anos e algumas reformas, a APAE de Guapé está novamente se reestruturando com apoio da Prefeitura Municipal e doações. Atualmente, a associação conta com 60 alunos. Desde o ano passado, a APAE está proporcionando novos projetos, resgatando antigas atividades e planejando ações futuras para os seus alunos.

0 comentários:

Postar um comentário