quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Secretaria Municipal de Saúde promove campanha da segunda etapa de vacinação contra HPV


A Prefeitura Municipal de Guapé, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará promovendo a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de Setembro, a Campanha de Vacinação contra Papilomavírus Humano (HPV). A vacina será destinada a meninas com idades entre 11 e 13 anos.

As unidades de saúde do município oferecem a segunda dose da vacina gratuitamente. Lembrando que, só serão vacinadas as meninas que já tomaram a 1ª dose e estarão recebendo a 2ª dose da vacina. A vacina contra HPV tem como objetivo prevenir o câncer de colo de útero.

A dose será oferecida nas seguintes escolas:

Dia 15/09, as 8h30: Escola Municipal de Aparecida do Sul;
Dia 16/09, as 8h30: Escola Municipal Deputado Joaquim de Melo Freire (Santo Antônio);
Dia 17/09, as 13h30: Escola Estadual Dr. Lauro Corrêa do Amaral as 8h30;
Dia 18/09, as 8h30 e as 13h30: Escola Estadual Professor Antônio Passos Silva.

Será necessário a apresentação do cartão de vacinas e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). As meninas que não comparecerem na escola nessas datas, podem procurar a sala de vacina, localizada atrás da Santa Casa. A terceira dose está prevista para março de 2019.

A vacina que será utilizada na campanha contempla os tipos 6, 11, 16, e 18 de HPV. Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama. Portanto, de acordo com a Secretaria de Saúde, não elimina a necessidade de exame Papanicolau já que nem todos os tipos de HPV, que podem causar câncer de colo de útero, estão incluídos na vacina.

0 comentários:

Postar um comentário